Descrição

As turfeiras são um dos habitats mais raros e diversos das nossas montanhas. Relíquias vivas dos tempos dos glaciares, estas são hoje refúgio de muitas espécies de plantas e animais que aqui prosperam. Localizadas no planalto da Freita, entre os 950 e os 1050 metros de altitude, algumas foram constituídas microreservas pela Quercus. Ao longo de todo o planalto da Freita este raro habitat desenvolve-se junto às linhas de água, juncando de verde as ribeiras que serpenteiam entre os maciços graníticos. O esfagno, musgo que constitui os alicerces das turfeiras, forma tapetes almofadados capazes de uma enorme retenção de água nos seus tecidos. Junto à casa florestal, um imponente filão de quartzo de mais de 3 metros de largo rasga a montanha no sentido NW-SE, testemunhando os fenómenos orogénicos que ergueram a serra da Freita.

Carex-das-turfeiras
Orvalhinha
Filão de quartzo
Campos de cultivo
Esfagno
Vaca de raça arouquesa
Turfeira e vacas
Melro-das-rochas

Património Cultural

Acima dos 900 metros, o milho escasseia por ser muito exigente nas suas necessidades em água. Por isso, foram aqui construídas levadas que são verdadeiras obras de arte, permitindo transportar água dos ribeiros do planalto para os campos de cultivo. Nos locais desfavoráveis, foram edificados aquedutos delicadamente esculpidos no duro granito possibilitando, desta forma engenhosa, transvasar água para fazer crescer o precioso cereal.

Aqueduto

Património Natural

As turfeiras são lugares excecionais, com muitas espécies que apenas prosperam neste ambiente, como é o caso do carex-das-turfeiras, do junco-das-turfeiras, do tojo e da margariça. O cervum, o narciso-das-turfeiras, a tormentilha, a genciana, e a delicada erva dantonia são algumas das plantas herbáceas que aqui se podem encontrar, contribuindo assim para a sua excecional diversidade. A orvalhinha, delicada planta carnívora, é também típica destes pequenos paraísos. Nos afloramentos graníticos que intermedeiam as turfeiras, o melro-das-rochas é frequente e o delicado saramago-das-rochas floresce nas frechas dos rochedos. Nos ares, já aqui foi avistada a águia-de-bonelli, sendo frequentes o falcão-peregrino e a águia-de-asa-redonda.

Turfeira
Junco-das-turfeiras