Descrição

As Pedras Boroas são o resultado da erosão diferencial que o granito sofreu e que pôs em evidência a sua estrutura base. Este fenómeno dá origem à formação de uma rede de fissuras poligonais nas partes da rocha mais erodidas que, à vista desarmada, lembra a superfície de uma boroa, pelo que a rocha foi assim batizada. As Pedras Boroas do Junqueiro são um importante geossítio do Arouca Geopark que se enquadra num relevo residual de granito da serra da Freita, aflorante no planalto de Albergaria da Serra. A erosão que origina este padrão resultou do clima agreste com grandes amplitudes térmicas que se faz sentir no cimo da serra. Este planalto é marcado por uma paisagem deslumbrante, onde as pastagens e urzais alternam com as turfeiras (habitat muito raro e protegido), que se formam nas imediações das linhas de água que alimentam o rio Caima.

Cervum
São Pedro Velho

Património Natural

A grande riqueza deste planalto granítico são, sem dúvida, as turfeiras que acompanham as linhas de água de montanha, habitat de inúmeras espécies de flora que apenas aqui se desenvolvem. O narciso-das-turfeiras, a margariça, o cervum e a genciana são algumas das espécies que caracterizam este ecossistema muito raro. Algumas espécies de libélula, a rela, o fura-pastos e o melro-azul são também frequentes neste planalto. O marco geodésico de São Pedro Velho – geossítio do Arouca Geopark – é um relevo residual de granito da serra da Freita, e marca o seu o ponto mais alto com 1077 metros. Pela sua altitude, imponência e posição que ocupa relativamente à serra, este ponto é visível de praticamente todo o planalto da Freita e alcança, em dias de boa visibilidade, cerca de metade de Portugal continental, desde o Gerês à serra da Estrela.

Margariça
Pedras boroas do Junqueiro
Dólmen da Portela da Anta
Turfeira
Planalto da Freita

Património Arqueológico

A antiguidade da ocupação deste planalto encontra-se atestada através da toponímia, em nomes como Portela da Anta. Esta designação advém da existência de uma grande mamoa com um dólmen principal e outros secundários que datam do neocalcolítico (há cerca de 4 mil anos). O dólmen é constituído por um anel de blocos graníticos assente sobre uma couraça lítica, de planta subcircular e com 12 metros de diâmetro.

Melro-azul