Descrição

As gravuras de Trebilhadouro integram-se na denominada arte rupestre Atlântica, caraterística da região nordeste da Península Ibérica. Foram insculturadas entre o neocalcolítico e a idade do bronze, o que compreende o período que medeia do 4º ao 1º milénio a. C. As gravuras de Trebilhadouro encontram-se num afloramento granítico junto ao solo, ao lado de um pequeno afluente da ribeira de Fuste, a cerca de 1 km da aldeia de Trebilhadouro. Os motivos gravados incluem espirais (que chegam a ter mais de 60 cm de diâmetro), covinhas (muito numerosas e em toda a superfície), linhas (pelo menos quatro) e armas (provavelmente um machado de pedra). Comparando com os conjuntos de gravuras mais próximos, a composição é aqui mais complexa que no Outeiro dos Riscos, mas semelhante à encontrada no Forno dos Mouros. Como nos restantes casos, o seu significado permanece pouco claro, podendo as gravuras estar ligadas ao território ou ter um propósito místico.

Afloramento das gravuras de Trebilhadouro

Património Natural

O verde abunda nas encostas da serra de Trebilhadouro. Pinheiros e eucaliptos dominam a vegetação envolvente e, junto às ribeiras, os socalcos dividem pequenos terrenos agrícolas. No pinhal, o constante matraquear do pica-pau é ouvido com frequência e a lameirinha cresce perto das linhas de água, onde também se pode encontrar a borboleta acobreada-da-montanha. O gavião esgueira-se agilmente entre os troncos altos, e nos descampados os bandos de perdizes encontram o seu habitat de eleição. Ao longe, no cimo da serra, com a Freita à vista, os afloramentos graníticos abundam, e nestes imponentes monólitos crescem o craveiro-do-monte e o pólio-das-rochas, tingindo de tons de rosa o austero granito.

Craveira-do-monte
Gavião
Motivos lineares
Acobreada-da-montanha

Património Cultural

A aldeia de Trebilhadouro, classificada como Aldeia de Portugal®, é edificada em granito, mantendo a traça da casa rural portuguesa. Recentemente recuperada para turismo rural, a aldeia está perfeitamente integrada na paisagem florestal e agrícola característica da serra de Trebilhadouro.

Grandes espirais insculturadas
Lameirinha
Aldeia de Trebilhadouro